Vilões x Mocinhos da Saúde – Infográficos e Um Pouco da Minha História

Há muitos anos que não como carne vermelha. Nunca fui de comer bife, carne assada, moída, etc, mas comia salsicha e hambúrguer até uma época bem atrás. Percebi que não me fazia bem e ainda por outros motivos mais profundos, mas prefiro não entrar no assunto religião. E aí que resolvi ser quase vegetariana. Me alimentava de peixes e soja. Com o passar do tempo, fui deixando de curtir alguns momentos legais por conta dessa restrição. Minha alimentação era (e ainda é! Conto mais pra frente!) muito limitada e como eu mesma faço minha comida, acabava não tendo tempo de cozinhar direito e minha saúde não era tão boa assim. Nessa época eu ainda bebia refrigerantes e comia muita massa, biscoitos e outros alimentos nada benéficos pra saúde. Não estava acima do peso, mas também não me sentia bem. Pra piorar, descobri minha intolerância à lactose há menos de 3 meses. Tinha episódios de vômitos, náuseas, e dor de barriga frequentes. Consultei vááários médicos mas nenhum deles pensou na hipótese até esse último fazer o pedido do exame que deu positivo. Com a nova dieta – agora, sem lactose – os enjoos passaram e notei que minha barriga diminuiu e o inchaço também. Me obriguei a comer melhor no café da manhã, refeição que eu não dava a mínima e acabava beliscando no intervalo entre o almoço. Também passei a ir com mais frequência às lojinhas de produtos saudáveis; cortei refrigerantes, biscoitos (mesmo os integrais, já que eles desregulam meu intestino) e adicionei o frango na minha dieta. Desde então, notei que tenho mais gás pra fazer exercícios físicos e me sinto muito bem! Conto mais sobre a minha rotina alimentar numa outra vez. Agora, separei alguns infográficos com os alimentos “vilões” e os “mocinhos” da saúde. Com imagem fica mais fácil de memorizar! Não sabia essa do suco de soja!

mocinhos

bons

viloes

Infográfico alimentos - Alimentos com alto teor de sódio que precisamos ter atenção

Pra finalizar, um esqueminha bem resumido pra gente lembrar: Proteínas formam músculos, carboidratos simples ou em excesso viram açúcar, que por sua vez viram gordura; frutas e legumes dão mais energia, além de deixar a gente com uma pele mais radiante; oleaginosas e gorduras boas como o ômega 3 são essenciais na quantidade certa; frituras e refrigerantes não preciso comentar, né?

Deixe um comentário

